sexta-feira

A loucura..


A loucura ou insânia é segundo a psicologia uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados "anormais" pela sociedade. É resultado de doença mental, quando não é classificada como a própria doença. A verdadeira constatação da insanidade mental de um indivíduo só pode ser feita por especialistas em psicopatologia.
Algumas visões sobre loucura defendem que o sujeito não está doente da mente, mas pode simplesmente ser uma maneira diferente de ser julgado pelasociedade. Na visão da lei civil, a insanidade revoga obrigações legais e até atos cometidos contra a sociedade civil com diagnóstico prévio depsicólogos, julgados então como insanidade mental.
Erasmo de Roterdão (teólogo e humanista holandês), no seu notável Elogio da Loucura (1509), chega a afirmar ser a loucura o estado natural do Homem. Diz que não há sábio, filósofo ou cientista que não tenha tido no seu momento de loucura.Na mitologia Grega, deparámo-nos com o caso do herói grego Hércules. Segundo os relatos da sua epopeia, Hércules terá sido atacado pela loucura, por intervenção da deusa Hera, o que o levou a matar a sua esposa Mégara, e os seus filhos. Voltando ao seu estado normal, e horrorizado com os seus actos, Hércules procurou penitência no oráculo de Apolo, em Delfos, onde os fados lhe ordenaram que ficasse ao serviço de Euristeu, durante 12 anos, e nesse período o heróis realizou os famosos “12 trabalhos de Hércules”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário